
OS FUNDADORES DAS CAVALGADAS
CAVALGADA DA FÉ
Admirador do Padre Libério, com várias graças alcançadas, resolve procurar o amigo José Januário da Silva (Zé Nego), peão boiadeiro, casado com Zélia e pai de quatro filhos, Maurício, Marly, André e Nenzinho. Bené e Zé Nego procuraram Antônio Ferreira Sobrinho e se entenderam. Receberam o apoio desejado, da pessoa certa, na hora exata.
No dia 30 de setembro de 1989, às 6hs, iniciou-se a primeira Cavalgada do Padre Libério para Leandro Ferreira, com 49 cavaleiros, que posteiormente passou a ser realizada no dia 30 de junho.
Os devotos do Padre Libério deram à cavalgada o nome de "Cavalgada da Fé", e uniram-se à Juliana, presidente do Clube dos Cavaleiros de Leandro Ferreira e a festa se solidificou com apoio dos padres.
Estima-se que 1500 a 2000 cavaleiros participaram do evento, e de centenas de pessoas em seus veículos nos últimos anos.
Acredita-se que todas as cavalgadas regionais são herdadas da manifestação de solidariedade dos amigos: Bené, Zé Nego e Antônio Ferreira.
Depoimentos e documentários antigos confirmam grande número de cavaleiros no passado. Nas épocas em que o Padre Libério celebrava por toda a região.
Na ocasião os cavaleiros se deslocavam de forma isolada, sem se organizarem.
Antônio Ferreira Sobrinho, Benedito Alves (Bené Peão), Adélio Silva, Helenice Rodrigues e João Batista Silva uniram-se, conforme consta do projeto das cavalgadas (Encontros dos Amigos Devotos do Padre Libério) para Campo Redondo e com despacho favorável do Reverendíssimo Padre Paulo Dias Barbosa que celebra, no 3o. domingo de setembro de 2000, o primeiro que contou com número significante de fiéis.
CAVALGADA DE SÃO JORGE
Antônio Ferreira é fundador/coordenador da Cavalgada de São Jorge, realizada no mês de abril, em Bom Despacho, que no dia 20 de abril de 2003 contou com presença de 135 cavaleiros e amazonas. Antônio também foi fundador do Clube dos Cavaleiros de Bom Despacho, no dia 20/04/1990.
* Fonte: livro "O Santo de nossa Fe, Padre Libério, origens históricas e o clero", João Batista Silva - 3a edição 2004



Nenhum comentário:
Postar um comentário